Gatos

A necessidade de afiar as unhas

Afiar as unhas é uma necessidade inerente a todos os felinos

Os gatos arranham para eliminar a camada externa e gasta das patas, para marcar território, para brincar, para se espreguiçarem, e, principalmente, para comunicarem.

Ao marcar território, colocam aí “marcas do seu cheiro” impercetível aos nossos narizes. Os felinos possuem glândulas odoríficas na parte inferior das patas. Quanto mais usam essa superfície, mais ela os atrai, pois possui o seu cheiro.

Arranhar objetos é um comportamento muito recompensador. Qualquer gato se sente profundamente motivado a expressar este comportamento.

Os gatos têm necessidade de arranhar e precisam de um lugar para isso

Não podemos impedir o gato de arranhar. Devemos tentar respeitar e tolerar as suas necessidades para não prejudicar o seu bem-estar. A solução é adaptar a casa, e direcionar este hábito para os objetos onde é permitido arranhar: um poste (arranhador) de sisal ou os chamados “ginásios” e habituá-lo a arranhar lá. Deve ser colocado num sítio onde ele passe, e, havendo vários gatos, deve haver vários arranhadores espalhados pela casa (pelo menos um por gato).

O arranhador deve ser alto para o gato poder esticar as patas da frente acima da cabeça, deve ter superfícies variadas e a sua localização é importante… onde estiver a família reunida.

E não esqueça! Com a Erva de Gato (CatNip) atraí o seu gato para onde quiser.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *