Cães

Doberman – o atlético alemão

Doberman

O Doberman é uma raça do tipo Pinscher orientada para a proteção do seu dono. Apesar do seu porte atlético é um excelente cão de companhia.

Curiosidades da raça Doberman

País de Origem: Alemanha

Aptidões especiais: Cão de guarda e de defesa e animal de estimação.

Tamanho: A altura na espádua do Doberman é de 68-72 cm para os machos e 63-68 cm para as fêmeas. O peso varia entre 32 e os 45 kg para os machos.

Pelo: A cor do pelo curto, lustroso e liso é frequentemente preto e castanho-avermelhado, ou castanho-chocolate. Azul com manchas acastanhadas ou cinzento-amarelado com manchas acastanhadas não são reconhecidas em nenhum país.

Cuidados exigidos: O pelo do Doberman não requer grandes cuidados. Durante a muda utilize uma luva de borracha com a superfície com saliências para retirar o pêlo solto e morto. Mantenha as unhas curtas e verifique os dentes de vez em quando por causa do tártaro.

O Doberman é um cão do tipo Pinscher

Caráter e atitude

É um cão ativo, hábil, corajoso, inteligente. É um bom cão de guarda, leal, dependente e por vezes demasiado ruidoso. Tem imensa energia. Os Doberman têm tendência para se tornarem extremamente leais para com uma pessoa em particular.

Treino

Este cão é forte e elegante requer um treino muito cuidadoso e firme. Esforce-se por garantir que tudo está em harmonia durante todo o treino. Se tem pouca experiência, aconselhamos a não adquirir um cão desta raça.

Se forem mal educados tornam-se bastante neuróticos e ficam medrosos e/ou nervosos – ao passo que o seu carácter natural é franco e leal. Aja sempre com clareza e justiça para com um Doberman. Nunca lhe bata e assegure-se de que ninguém o maltrata. Os Doberman são adequados para treino de cão de defesa, mas não comece muito cedo e evite pressioná-lo nos primeiros tempos. Nunca o force! Para atividades realmente sérias, espere o cão atinja a maturidade necessária.

Atitudes sociais

Um Doberman corretamente socializado dá-se bem com outros cães, outros animais de estimação e crianças. Visitas indesejáveis são, normalmente, impedidas de entrar.

Exercício físico

Esta raça é adequada para a velocidade e tem uma energia tremenda.

Leve-o a nadar ou deixe-o correr ao lado da bicicleta ou a correr livre pelos campos. Esta raça é ideal para uma grande variedade de atividades desportivas.

Vídeo com factos interessantes sobre o Cão Doberman

Fotografia por YamaBSM e Alexa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *