Cães

Weimaraner – O cão com cérebro humano

Com origem em Alemanha, o Weimaraner é o canino conhecido como o “cão com cérebro humano”.

Curiosidades da raça Weimaraner

País de Origem: Alemanha

Aptidões especiais: É um cão para uma boa companhia que gosta de desportos de campo.

Tamanho: : A altura ideal na espádua (ombro) é de 59 cm a 70 cm para os machos e 57 cm a 65 cm para fêmeas. O seu peso médio é de 30 kg e é um cão de porte grande.

Pelo: Existe dois tipos de pelo diferentes: o de pelo curto e o comprido. Ambos são de cor cinzento/prateado, existe cinzento cervo ou cor de rato. Podem vir aparecer pequenas marcas brancas no peito e nas patas. Apesar de ter pelo curto, o cão precisa de limpeza auricular frequente e de banhos regulares.

Cuidados exigidos: O Weimaraner é um cão que precisa de pouca atenção em relação ao pelo. Basta remover ocasionalmente o pelo morto com uma escova de borracha. No Weimaraner de pelo comprido é melhor escovar primeiro e depois pentear. Verificar regularmente se as orelhas estão limpas.

Caráter e atitude

Estes cães são amistosos, inteligentes, trabalhadores, enérgicos, consideravelmente resistentes, vigilantes e protetores. O Weimaraner está bem adaptado a desportos de campo.

Treino

Os Weimaraner são cães que aprendem depressa, que gostam de agradar o tratador e são suficientemente inteligentes para compreender o que se pretende deles. O tratador tem que mostrar confiança porque esta raça por vezes tenta dominar.

Atitudes sociais

Esta raça é normalmente amistosa em relação às crianças, e se forem devidamente treinados enquanto jovens, podem dar-se bem com gatos e outros animais. Eles são bons vigilantes, mas não são hostis para os estranhos. Se o dono estiver em dificuldades, eles estarão lá para ajudar.

Exercício físico

Este cão deve trabalhar em desportos de campo. Se isso não for possível, deve ser levado para longos passeios, pelo menos três pequenos passeios diários não são de maneira nenhuma suficientes. Eles necessitam de muito exercício e de estar ocupados para se sentirem satisfeitos. Se eles fizerem exercício suficiente, serão calmos dentro de casa, gostam de ir buscar coisas e de nadar. Caso vivam num canil ao ar livre, eles vão sentir-se satisfeitos desde que recebam a atenção necessária e muito exercício

Vídeo com factos interessantes sobre o cão Weimaraner

Fotografia por Vino Li e Pixabay

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *