Cães

Bearded Collie – o cão barbudo

Bearded Collie

O Bearded Collie, também conhecido como “Collie Barbudo”, é uma raça de cães originária da Escócia, conhecida pela sua pelagem densa e longa, e pelo seu temperamento afetuoso e enérgico. São excelentes companheiros para famílias ativas e adoram brincar e fazer exercício físico.

Curiosidades do cão Bearded Collie

País de Origem: Escócia

Aptidões especiais:  Cão Pastor e animal de companhia

Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 53 a 56 cm para machos e 51 a 53 para fêmeas.

Pelo: O subpelo é denso e lanoso ( semelhante a lã); A camada exterior é lisa, áspera, longa e encrespada. As cores permitidas são preto, azul, cor de lousa, castanho-avermelhado, todas as tonalidades de cinzento com malhas brancas no nariz, pernas e pés ou pescoço. As malhas brancas são permitidas para trás de ombros.

Cuidados exigidos:  O Bearded Collie precisa de muitos cuidados. O pelo tem de ser escovado e penteado várias vezes por semana para evitar emaranhar-se. Retire o pelo excessivo entre as almofadas das patas e mantenha limpo o interior das orelhas. O pelo do Bearded Collie deve ser dividido a meio ao longo das costas.

Bearded Collie

Carácter e atitude

O Bearded Collie é um cão bem-disposto, alegre e esperto, desejoso de aprender, adorável, meigo, sociável, extremamente independente e ativo. Um Bearded Collie pertence à família e não deve ser banido para uma casota no exterior.

Treino

O Bearded Collie é um cão inteligente, que aprende rapidamente. Tratá-lo severamente durante o treino não resulta; pode obter melhores resultados com uma abordagem brincalhona, delicada- Faça-lhe muitos elogios e dê-lhe ordens animadamente; evite pressioná-lo, pois isso estraga a sua disposição recetiva e amigável.

Atitudes sociais

Estes cães dão-se bem com crianças, animais domésticos e outros cães. Mesmo os estranhos são normalmente recebidos com exuberância.

Exercício físico

O Bearded Collie é um cão que se adapta à situação em que se encontra, mas o maior prazer que pode dar é dar grandes passeios pelo campo. O Bearded Collie não tem tendência para fugir (o que é comum à maior parte dos cães deste grupo); pelo contrário ficam sempre junto do dono. Esta raça tem normalmente um bom desempenho em provas de obediência e concursos de agility.

Vídeo com factos interessantes sobre o Bearded Collie…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *