Gatos

Como e Quando Deve Cortar as Unhas do seu Gato

Corte de Unhas Gato

Cortar as unhas do gato é muitas vezes uma experiência estressante para todos, mas não tem de ser. Os comportamentais dos gatos dizem que todos os gatos podem ser treinados para tolerar e até desfrutar das suas unhas.
Seguir algumas dicas simples pode ajudar tanto você como o seu gato a relaxar durante as suas sessões regulares de manicura.

Definir o ambiente

Independentemente de quando está a começar, o corte de unhas deve ter sempre lugar num local calmo e tranquilo. Deve aparar as unhas do seu gato no momento que estão com sono, como por exemplo depois de uma refeição.
Ao cortar as unhas do seu gato fique longe de janelas e outros animais de estimação que o possam distrair a si ou a eles. Se preferir, pode levar o seu gato para um local onde se possa sentar confortavelmente com eles no colo.

Fazer Amigos com a Pata

Alguns gatos não gostam de ter as suas patas mexidas do que se importam com o próprio corte. Tirar-lhes o tempo necessário para se sentirem à vontade com as patas tocadas compensa a longo prazo.
Ao segurar com cuidado a pata, entre os dedos e esfregue suavemente durante dois a três segundos. Se o seu gato se mexer durante o processo, siga gentilmente o gesto deles. Em seguida, aperte a pata para que um prego se estenda. Solte imediatamente e dê um mimo ao seu gato.
Se possível, faça isto duas ou três vezes por dia até que o seu gato se habitue e não pareça resistir tanto.

Conheça o Cortador

Objetos desconhecidos podem ser estressantes para o seu gato. Deixe os cortadores de cabelo de fora onde o seu gato os possa investigar. Pode optar por deixar um mimo neles para encorajar o seu gato a farejar e a familiarizar-se com o cortador.
Alguns gatos têm medo do som que o cortador faz ao aparar as unhas. Com o seu gato no colo, coloque um pedaço de esparguete seco no corta-unhas. Segure o cortador perto das patas e massaje suavemente uma das patas, depois corte os esparguete para que faça um barulho de rachar. Dê imediatamente ao seu gato uma recompensa por aceitar o barulho e a massagem.

Hora de Cortar

Depois de ter passado algum tempo a habituar o seu gato à ideia, esta na altura de experimentar o corte. Coloque o seu gato no seu colo, virado para longe de si. Pegue numa das patas do seu gato na sua mão e pressione suavemente na almofada até ver claramente a sua garra. Se a garra precisar de ser aparada, corte apenas a ponta afiada e certifique-se de evitar o rápido.
Uma vez aparada a unha, solte imediatamente a pata e dê ao seu gato uma recompensa se tiverem percebido o que está a fazer. Se o seu gato estiver relaxado e não parecer importar-se com a aparagem, passe para outros pregos.
Muitos gatos queixar-se-ão depois de ter aparado dois ou três pregos. Se isto acontecer, pare e deixe-os ir. Recompense sempre o gato após a aparagem com um mimo ou brinquedo especial. Isto mostra ao seu gato que aparar não é estressante e conduz a tempos divertidos.

Nunca Corte Rápido

Se olhar para as garras do seu gato, poderá ver uma secção mais escura dentro do exterior mais claro e duro. É onde os nervos e os vasos sanguíneos são encontrados.
Nunca corte rápido, ou o seu gato pode sangrar e ficar desconfortável. Se já quebrou um prego, sabe por que os gatos não gostam. Em vez disso, apenas corte a parte branca da garra. É sempre melhor deixar mais garra do que cortar muito fundo.
Pode querer ter um pó à mão e pode usá-lo para estancar o sangramento se cortar acidentalmente muito fundo.

Horário de Cortar

A maioria dos gatos deve ter as suas garras aparadas todas as semanas e meia a duas semanas.
Entrar numa rotina facilitará a manutenção das unhas do seu gato sob controlo. Se tiver dificuldade em aparar as suas unhas, pode pedir conselho a um veterinário sobre as tampas de unhas, ou apare as unhas com mais regularidade.

O que Deve Evitar

  • Nunca tente aparar as unhas do seu gato quando este estiver chateado ou quando estiver de mau humor. Isto torna o processo mais estressante.

  • Nunca se apresse a aparar as unhas. Pode cortar demasiado fundo e magoar rapidamente.

  • Não repreenda ou castigue o seu gato por resistir. Isto apenas os fará evitar que aparem mais.

  • Não tente aparar todas as unhas do seu gato de uma só vez.

Vídeo Passo a Passo como Cortar as Unhas do seu Gato

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *