Gatos, Produtos

Areia para Gatos – Qual a melhor?

Escolher uma areia para o WC de um gato não é uma tarefa fácil. Nós mostramos-lhe as melhores opções e garantimos que vai chegar à melhor escolha!

Ter um gato em casa é muito cómodo, porque ao contrário dos cães, os gatos organizam-se na sua higiene diária, bastando para isso ter um litter (WC de Gato) disponível com areia.

Somos muitas vezes questionados sobre a melhor areia para gatos. É verdade que experimentamos quase todas as marcas e todos os tipos que vendemos na nossa loja. Mas, nem sempre os nossos gatos se adaptaram às mudanças de areia, por isso recomendamos que não façam alterações com muita regularidade.

Quando os nossos clientes nos perguntam porque é que o seu gato está a urinar fora da caixa, a primeira questão que colocamos é: qual a areia que está a utilizar? A areia pode ser muitas vezes a resposta a alguns comportamentos do gato.

A frequência com que os gatos urinam e a regularidade com que o dono recolhe os dejetos influência a duração da areia.

A caixa de areia, litter ou WC de gato deve estar sempre cuidado e limpo, pois os gatos são demasiado exigentes no que toca a estes locais.

A escolha da areia deve ter em conta a disponibilidade do dono para limpar o litter, a localização do litter (dentro da cozinha ou outro espaço da habitação) e acima de tudo as necessidades e as características pessoais de cada gato.

Areia Granulada

É a areia mais básica e é composta por um mineral absorvente designado por sepiolite. A cor desta areia é cinza. Trata-se da areia mais acessível (barata) do mercado e pode ser encontrada em supermercados. Comparativamente a outros tipos de areia é um absorvente de baixa qualidade, onde o “barato saí caro”.

Areia composta por um mineral absorvente (sepiolite)

Como é pouco absorvente, é necessário substituir com mais regularidade toda a areia (quase diariamente). Esta areia liberta muita poeira e não tem capacidade para anular os odores da urina do gato. Permitindo que o cheiro chegue a sair para o exterior do litter.

Este tipo de areia leva muitas vezes a que o animal deixe de utilizar o litter e faça xixi fora da caixa. Em plantas, tapetes e outros locais que o façam pensar que é um local para fazer xixi.

A não ser que o seu orçamento seja muito reduzido não recomendamos a utilização deste tipo de areia.

Areia Aglomerante

Esta areia é composta principalmente por argilas designadas por bentonite. Tem um poder de absorção bastante alto. Quando um líquido é adicionado à areia é instantaneamente formada uma bola aglomerada fácil de ser removida da caixa. E o odor é isolado do exterior.

Areia à base de argilas designadas por bentonite

A principal vantagem desta areia é a rápida absorção. Enquanto como desvantagem apontamos o pó que esta areia faz quando é manuseada pelo gato (depende de marca para marca). Por isso, aconselhamos um WC fechado.

Esta areia é a melhor opção para quem deseja dar o melhor conforto ao gato. E ao mesmo tempo não sentir a presença de um litter no interior da habitação.

Solução indicada para quem tem vários gatos a utilizar o mesmo WC.

Sugestão: Areia Intersand Extreme Classic

Areia Sílica

Esta areia é composta por microcristais de sílica que têm uma absorção elevada. Quando os cristais têm uma cor amarelada é necessário substituir todo o conteúdo do litter.

A areia sílica é composta por pequenos grãos de 3-4mm

A areia sílica é aconselhada para quem tem apenas um gato, uma vez que com várias frequências de urina a areia perde mais rápido o poder de absorção que a areia aglomerante e liberta mais rápido o mau cheiro dos dejetos.

Ao nível do preço este tipo de areia é uma solução intermédia.

Sugestão: Areia Sílica Mimi Litter

Outras opções

Existem outras opções, menos populares, como “areia” produzida à base de madeira (pellets) com uma boa absorção, durabilidade e biodegradável.

Conselhos úteis

  1. Remova os dejetos uma vez por dia;
  2. Substitua a areia assim que verifique que o poder de absorção é muito reduzido (há sacos de areia que duram mais de 1 mês);
  3. Dê um litter fechado ao seu gato ajuda a manter a sua privacidade e evita que a poeira ou areia salte para o exterior;
  4. Se a areia que utiliza não neutraliza de forma suficiente os maus odores utilize um spray desodorizante na caixa de areia;
  5. Opte por usar um saco na base do litter para facilitar quando remover toda a areia da caixa;
  6. Substitua o filtro de carvão ativado com regularidade.

Artigos relacionados

3 comentários em “Areia para Gatos – Qual a melhor?

  1. Deolinda Rocha diz:

    Eu uso areia com aglomerante há cerca de um mês. Compro no Lidle, a mais barata que encontrei.
    Estou muito satisfeita.

  2. Ana Carvalho diz:

    Eu experimentei o aglomerante natural (pellets) Cats Best (à venda no Continente), é muito cara (cerca de 10 euros saco de 3kg) mas em termos de absorção e controlo de cheiros é excepcional, só que tive que desistir dessa areia porque o serrim vem agarrado nas patas do gato e é areia por TODO o lado em casa, não tinha que mudar a areia muitas vezes mas tinha que limpar a casa todos os dias… Não dá!

  3. Assucena Maria diz:

    Todas as areias finas para mim não funcionam, porque trazem areia nas patinhas e há areia na casa toda, uso uma antiodores marca aucham e não mudo já experimentei todo os tipos de areia, da mais barata á mais cara e não arranjei melhor. Já tenho gatos dentro de casa á 21anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *