Gatos

Scottish Fold – O gato das orelhas dobradas

O Scottish Fold é um gato arredondado com pequenas orelhas dobradas para a frente como um boné por obra de uma mutação espontânea que foi observada pela primeira vez na década de 60. Conheça esta simpática raça neste artigo.

Curiosidades do Gato Scottish Fold

País de Origem: Escócia

Aptidões especiais: Animal de companhia.

Cabeça: Redonda, Bochechas cheias. Focinho bem definido e bastante arredondado. Nariz direito, largo e curto. Ligeiro aceite. Lábio superior forte e queixo firme.

Olhos: Grandes, redondos, bastante espaçados e cor correspondente a coloração da pelagem.

Pescoço: Curto, grosso e bastante musculoso.

Corpo: De tamanho médio, compacto, arredondado e bastante robusto. Estrutura óssea média.

Patas: Comprimento proporcional ao corpo, pés redondos e compactos.

Cauda: Comprimento equivalente a 2/3 do corpo. Grossa na base, afilando ligeiramente até à extremidade arredondada.

Tamanho: O Scottish Fold possui um porte médio e conta com o peso de 3 a 4 kg para as fêmeas e entre 4 a 5 kg para os machos.

Pelo: Esta raça tem duas variedades de pelo. Pode contar com um pelo longo ou curto. A pelagem é densa e espessa, resistente com textura de pelúcia.

Cuidados exigidos: A manutenção da pelagem do Scottish Fold requer apenas uma escovagem semanal. Durante a muda de pelo deve ser penteado com regularidade. Será prudente vigiar-lhe as orelhas.

scottish fold
Scottish Fold

Caráter e atitude

O Scottish Fold é meigo e brincalhão. São ótimos companheiros e delicados. Os felinos desta raça são normalmente bem-humorados e tranquilos, e adaptam-se a qualquer ambiente, até mesmo locais que podem ser considerados como muito pequenos para eles.

Tendem a tornar-se animais de companhia muito ligados aos seus donos e por natureza são afetuosos e retribuem todo o carinho que recebem.

Ronronam frequentemente e possuem sons bastante diferenciados o que é uma característica encontrada em poucas raças. São conhecidos por se sentarem com as pernas esticadas e as patas na sua barriga, na chamada posição de Buda.

Atitudes sociais

Esta raça adapta-se facilmente a outros animais diferentes como cães e gatos de outras raças.São animais muito ligados aos seus donos e por natureza são muito afetuosos e retribuem todo o carinho que recebem deles.

Vídeo com factos interessantes sobre o Gato Scottish Fold

Fotografia por Pixabay

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *