Cães

Mau hálito nos cães e nos gatos

O mau hálito nos cães e nos gatos é um problema muito comum nos animais dos nossos nossos clientes! Conheça algumas das nossas dicas e sugestões para tratar o mau hálito.

Lavar os dentes do cão ou gato é um processo de medicina preventiva que não é levado a sério.

Este processo não deve ser encarado como um sacrifício para o animal e muito menos uma mania do dono, Trazendo muitas vantagens para a saúde do animal, mas que exige que o treine desde pequeno.

A maior parte dos animais a partir dos 6 anos têm doenças periodontais que são responsáveis pelo mau hálito constante. E que no seu estado mais avançado podem conduzir à perda dos dentes.

Como eliminar o mau hálito

Já dispomos de pastas dentífricas à base de clorexidina e com sabor a malte, mais agradável para os animais. As pastas de dentes com sabor a menta dos humanos não são bem recebidas por cães e gatos.

Quanto às escovas, já há escovas de dentes apropriadas para os animais, mas poderá usar uma sua para iniciar o processo de escovagem.

Este processo deve ser encarado como uma brincadeira entre si e o seu animal de estimação. Comece devagar. Com escovagens rápidas. E fale sempre em tom agradável com ele; para o habituar a ter a escova na boca, pode molhá-la numa guloseima ou em ração húmida, por exemplo. Para que o animal veja nisso um incentivo para ter a escova de dentes dentro da boca.

O processo de habituação pode durar até aos 15 dias gradualmente.

Quando o animal estiver habituado à pasta e à escova, chega a altura de começar a escovar a sério. Fale sempre com o seu animal durante o processo e faça-lhe um mimo no fim. Nas primeiras vezes, comece por escovar somente os dentes da frente e com o à vontade subsequente, estenda a operação a toda a dentadura.

O ideal será efetuar a escovagem duas vezes por dia de forma a ser mais eficaz.

Algumas rações específicas de boa qualidade têm variedades dedicadas a combater o tártaro dos dentes como apoio à escovagem. Aconselhe-se com o seu veterinário assistente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *