Gatos

Catnip a erva que faz os gatos felizes

O Catnip é um termo muito comum para a maior parte dos donos dos gatos, mas também é uma dúvidas que os nossos clientes têm… Saiba o que é e para que serve neste artigo.

O que é o Catnip?

É uma planta herbácea com o nome científico de Nepeta Cataria. E é apelidada da erva do gato. Não é uma planta muito alta, cresce até meio metro e as folhas são muito parecidas com as de hortelã. É uma planta com origem na Europa e pode estar no exterior graças à sua boa resistência.

Qual o efeito da Catnip?

Nem todos os gatos reagem da mesma forma a esta planta. Temos vários clientes com relatos de que o gato passou completamente ao seu lado. Mas, na maioria, os gatos interessam-se rapidamente pela planta e pelo seu efeito calmante.

A planta tem um óleo chamado nepetalacone nas suas folhas, o que provoca reações bastante interessantes nos gatos: sono, efeito calmante e de proteção. E o mais importante a estimulação e a interação, tornando o gato mais ativo para com o seu habitat. Como seria de esperar esta erva é totalmente inofensiva e todos os efeitos são para o bem-estar do animal.

Produtos com Catnip

A Catnip acompanha muitos produtos em formato de erva seca que está muitas vezes no interior dos artigos. É um excelente atrativo! E é muitas vezes uma estratégia importante para orientar os gatos a seguirem para uma determinada área da casa. Está presente em arranhadores ou brinquedos. E em camas ou colchões que são muitas vezes aromatizados com Catnip.

Gato com Bola de Catnip

Servem como estratégia educativa permitindo, por exemplo, que um gato abandone o sofá e se torne mais próximo de um local desejado, como por exemplo a área onde está o arranhador.

Especialistas indicam que nem todos os gatos estão expostos ao efeito da planta e que os gatos não devem ser demasiado expostos para evitar habituação e a natural perda de efeito.

E no seu gato, quais são os efeitos práticos da ‘Erva do Gato’?

Artigos relacionados

Um comentário em “Catnip a erva que faz os gatos felizes

  1. O meu gato adora catnip, utiliza uma marca portuguesa que produz catnip orgânico chamada Catnip CatUP!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *