Cães, Gatos

Animais de companhia em casa: dicas de limpeza

Limpeza de casa com animais

Um animal de companhia traz muita alegria a qualquer casa, mas há certos aspetos de ter um animal em casa que, geralmente, só pensamos quando temos de lidar com eles, como a sujidade e desarrumação que muitas vezes os nossos amigos de quatro patas parecem adorar.

Fique com algumas dicas de como limpar a casa, truques para lavar roupa ou ainda como tentar prevenir a sujidade associada a animais de companhia.

Prevenir é o melhor remédio

Há várias abordagens que pode tentar no âmbito da prevenção, principalmente no que toca às necessidades dos animais. Os gatos são geralmente mais asseados e, depois de treinados, apenas necessitam que a areia de gato esteja limpa, pelo que deve remover os dejetos todos os dias e ir mudando a areia com regularidade. Já os cães são mais difíceis de treinar neste aspeto. Pode experimentar designar uma zona da casa com tapetes absorventes para treinar o cão a usá-los em caso de necessidade, mas o ideal será que eles aprendam a fazer as necessidades na rua.

Outra questão importante no que toca à prevenção são as zonas restritas aos animais. Se os ensinar, desde pequenos, que os sofás, camas, ou mesmo certas divisões da casa, não são para eles, terá muito menos trabalho a limpar a casa mantê-la limpa por mais tempo.

Para evitar tantos pelos pela casa, deve escovar os animais pelo menos duas a três vezes por semana. Não só verá muito menos pelo pela casa, como está a ajudar a manter a higiene do animal.

No caso dos cães, ensine-os a esperar que lhes limpe as patas antes de voltar a entrar em casa depois do passeio.

Lembre-se que um animal saudável e cuidado também suja menos. Por isso, não descure a higiene dos animais, desde banhos a escovagens, passando por unhas, ouvidos e dentes.

Dicas de limpeza

Para prevenir alergias ou complicações com os animais, opte por detergentes específicos, amigos dos animais, para limpar e desinfetar o chão e outras superfícies da casa.

Para limpar o pó e pelos, experimente toalhitas húmidas ou produtos específicos para conseguir removê-los sem os espalhar.

Quando limpar o chão, evite usar vassouras. Experimente usar um aspirador para remover o pelo mais facilmente, sem espalhar pela casa. 

Outra dica que pode experimentar para remover os pelos mais difíceis, é usar uma luva de borrachas. Ponha a luva e passe pelo local com pelos e verá que eles saem mais facilmente, ficando agarrados à luva.

Dicas para lavar roupa

Lavar roupa é uma tarefa que requer alguns cuidados por si só. Se tem animais acrescem outras preocupações na hora de pôr a roupa na máquina de lavar ou de lavar à mão.

Para manter a casa higienizada quando tem animais de companhia, deve lavar regularmente capas de almofadas, de sofás, roupas de cama etc. Respeite sempre as indicações de lavagem presentes na etiqueta e não se esqueça de tentar remover o máximo de pelos possível antes de lavar.

Para as suas roupas, adote o mesmo procedimento. Lave-as, respeitando as indicações do fabricante, mas só depois de remover todos os pelos que conseguir. Se não o fizer, o mais provável é que se espalhem a todas as peças durante a lavagem.

Caso tenha máquina de secar em casa, experimente por a roupa a secar na temperatura mínima ou com ar frio antes de a lavar. Os movimentos da roupa no tambor da máquina em conjugação com o ar vão ajudar a remover os pelos antes de lavar a roupa. Limpe bem a máquina de secar e o filtro, para remover os pelos soltos.    

Com alguma prevenção, organização e umas dicas, limpar a casa e lavar roupa não tem de ser um pesadelo quando tem animais de companhia. E não se esqueça de seguir umas das maiores máximas da limpeza – se vir sujidade, limpe-a imediatamente.

Fotografia por Rawpixel / Freepic.diller

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *