Cães

Lhasa Apso – Protetor dos Mosteiros

Lhasa Apso - Protetor dos mosteiros

Como o próprio nome sugere, a raça de cão Lhasa Apso foi criada no Tibete por monges e nobres durante, pelo menos, dois mil anos. Foram utilizados como cães de guarda nos templos e mosteiros. Os tibetanos respeitavam muito estes cães pequenos, pois acreditavam que eram a reencarnação de Lamas sagrados tibetanos. Estes cães nunca eram vendidos ou comprados, mas sim oferecidos. Recebê-lo como oferta era uma grande honra.

Curiosidades do Cão Lhasa Apso

País de Origem: Tibete 

Aptidões especiais: Animal de estimação 

Tamanho: A altura na espádua(ombro) é de cerca de 25cm e pesam entre 5kg a 7kg 

Pelo: O pelo é muito longo, a camada superior é dura e não tem caracóis. O subpêlo é de comprimento médio e mais macio. Pode ter uma variedade de cores como dourado, areia, mel, grisalho escuro, ardósia, fumo, multicolorado, preto, branco ou castanho. 

Cuidados Exigidos: O principal cuidado é escovar o pelo cuidadosamente com uma escova e um pente todas as semanas, prestando atenção não apenas à camada superior, mas também tendo o cuidado de remover e evitar emaranhados no subpêlo. Ao escovar  não se deve escovar com muita força para evitar que o pelo se parta, se necessário usar uma loção especial para evitar que o pelo fique quebradiço. Inspecionar os olhos regularmente para ver se não tem sujidade ou algum pelo irritante. É recomendado aparar o excesso de pelo entre as almofadas das patas e manter o interior das orelhas limpo. No momento que estes animais são mantidos como animais de estimação, o pelo normalmente deve ser tosquiado curto, esta situação é preferível em relação a um cão com uma pelagem comprida. 

Carácter e Atitude

São cães calmos, leais, simpáticos, plácidos, alegres e independentes. . O Lhasa Apso gosta de companhia, mas não se apega ao dono. 

Treino

O Lhasa Apso pode tornar-se obediente com paciência e consistência. É um cão muito sensível e, como tal, não responde a tons agressivos. 

Atitudes Sociais

O Lhasa Apso é leal e fiável. Gosta de conviver com crianças e outros cães. É independente e desconfiado com estranhos.

Exercício Físico

O Lhasa Apso necessita de, no mínimo, meia hora de exercício por dia. Tem muita energia, mas fica contente tanto em casa a brincar, como a passear durante quilómetros e quilómetros. Contenta-se perfeitamente com vários passeios curtos diários. 

Vídeo com Factos Interessantes Sobre O Lhasa Apso

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *