Cães

Border Collie – tudo sobre a raça

Com origem em Inglaterra, o Border Collie é a raça perfeita para quem precisa de segurança. A sua inteligência e a capacidade de aprender ajuda bastante a conduzir os rebanhos. A sua aparência encanta quem está por perto.

Curiosidades do cão Border Collie

País de Origem: Inglaterra

Aptidões especiais: Cão Pastor e condutor de rebanhos

Tamanho: A altura na espádua é de 53 a 55 cm para os machos e as fêmeas são ligeiramente mais baixas.

Pelo: O pelo é tem de comprimento médio e reluzente. São permitidas todas as cores, mas o branco não deve ser predominante. O pelo preto e branco é o mais vulgar.

Cuidados exigidos: O pelo do Border Collie não exige grandes cuidados. Basta escová-lo uma vez por semana para se manter em boas condições.

Carácter e atitude

Este cão gosta muito de trabalhar, é inteligente e astuto, aprende depressa, é vigilante, cheio de vida e atento. Estabelece fortes laços com o dono e com a família. É também determinado e corajoso.

Treino

O Border Collie é famoso em todo o mundo pela sua extraordinária inteligência e pelo seu desejo de agradar. Estes cães aprendem rapidamente ordens novas e quase todos têm uma aptidão natural para conduzirem rebanhos de ovelhas.

Atitudes sociais

Desde que desenvolva atividade suficiente para o manter ocupado e faça amplo exercício, o Border Collie dar-se-á bem com os outros cães e animais de companhia e com crianças.

Exercício físico

O Border Collie inativo torna-se extremamente malcomportado e até agressivo. Apenas exercício físico não é suficiente para esta raça. Querem trabalhar e tem de o fazer, de corpo e alma ocupando-se de diferentes tarefas. Não é de surpreender que a nível competitivo em vários desportos – provas de agility, obediência e condução de rebanhos – os Border Collie estejam entre os melhores. São perfecionistas, com um permanente desejo de agradar. Em resumo esta raça vive para servir todos os dias.

Vídeo com factos interessantes sobre o Border Collie

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *