Cães

Chihuahua, o cão mais pequeno do mundo

Chihuahua

Um cão Chihuahua é facilmente identificado por ser tão pequeno e ter ao mesmo tempo uma fisionomia fantástica e engraçada. E são a escolha perfeita para pessoas que vivem em espaços pequenos…

Curiosidades do Cão Chihuahua

País de Origem: México

Aptidões especiais: Animal de companhia.

Tamanho: O Chihuahua é o cão mais pequeno do mundo. Em adulto pesa entre 500 gramas a 2,5 quilos.

Pelo: Existem Chihuahuas de pelo curto e de pelo comprido. As cores incluem o preto, branco, azul, vermelho ou trigo, com ou sem manchas brancas ou pretas.

Cuidados exigidos: O Chihuahua de pelo comprido deve ser escovado normalmente com escova e pente, enquanto o de pelo curto deve ser escovado ocasionalmente com uma escova de borracha. Devemos administrar gotas para os olhos regularmente para evitar manchas provocadas pelas lágrimas e inspecionar os dentes para ver se há tártaro e se a sua formação segue correta. As unhas devem-se manter aparadas.

Chihuahua Puppy

Caráter e atitude

Os Chihuahuas são inteligentes e corajosos (por vezes demasiado corajosos). Podem ser teimosos, mas são ao mesmo tempo sensíveis e brincalhões. Ligam-se especialmente a uma só pessoa.

Treino

Os Chihuahuas são inteligentes e corajosos. Por vezes demasiado corajosos. Podem ser teimosos, mas são ao mesmo tempo sensíveis e brincalhões. Ligam-se especialmente a uma só pessoa.

Atitudes sociais

São cães muito sociáveis e a convivência com outros animais não causa normalmente problemas. Temos, por exemplo, vários clientes com Chihuahuas e gatos simultaneamente. Não são indicados para crianças pelo facto de serem muitas vezes considerados como brinquedos e como tal deve existir uma supervisão muito rigorosa entre a convivência desta raça com as crianças mais pequenas.

Exercício físico

São tão pequenos que o exercício que fazem dentro de casa acaba por ser suficiente. Se forem ensinados podem usar a areia dos gatos como casa de banho. Como sentem muito o frio é aconselhado roupa nas saídas à rua em tempo frio e chuvoso.

Vídeo com factos interessantes sobre o Chihuahua

Fotografia por Barn Images.

Artigos relacionados

3 comentários em “Chihuahua, o cão mais pequeno do mundo

  1. Debora Cristina antonia diz:

    Gostei desse cachorro ele é muito bonito

  2. Henrique Lemos diz:

    Tenho uma cadela chiuwsuwa com cerca de 2,2 a 2,3 kg . É extremamente inteligente , muito meiga adora brincar , mas muito esquisita com a comida , agora habituou-se a comer à mão ! Quando nasceu , cabia na palma da mão ou mesmo no bolso da camisa , e como chorava à noite só queria dormir connosco , resultado ainda hoje não falha sabe muito bem quando vamos dormir e então primeiro vai fazer xixi e depois vai ter à cama pra desfrutar do nosso calor corporal que adora !

    1. Obrigado Henrique pelo seu feliz comentário.
      Saudações patudas,
      Estrela Animal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *