Cães

Dogo Argentino – O caçador da América do Sul

Dogo Argentino

O Dogo Argentino é uma raça canina, original da Argentina que foi criada para o combate, para a caça e captura de animais de grande porte como javalis e pumas.

Curiosidades da raça Dogo Argentino

País de Origem: Argentina

Aptidões especiais: Cão de caça.

Tamanho: O cão Dogo Argentino tem de altura na espádua (ombro) cerca de 60-65 cm.

Pelo: Pelo curto de cor branca, por vezes com manchas de pigmento de cor na pele. Uma pequena mancha preta entre as orelhas é permitida.

Há também uma versão extremamente rara de pelo comprido.

Cuidados exigidos:

O pelo do Mastim Argentino é muito fácil de cuidar. Retire os pelos mortos e soltos durante a muda com uma luva de borracha.

Mantenha as unhas curtas e, tal como é necessário para todos os cães, mantenha os ouvidos limpos.

Dogo Argentino

Caráter e atitude

Este cão corajoso, de temperamento sempre igual, é leal para com o dono e a família e ladra pouco. É exigente consigo próprio, tem muita energia e um instinto de caça fortemente desenvolvido. Os cães em especial têm tendência para dominar outros cães.

Treino

Este cão não é definitivamente uma raça para principiantes. Requer uma educação equilibrada, carinhosa mas muito firme. Tente recompensá-lo quando as coisas correm bem e quando correm mal castigue-o apenas com a voz. A combinação de isolamento numa casota com um regime de treino severo é cruel e pode levar a um comportamento imprevisível do cão.

Atitudes sociais

Estes cães normalmente dão-se bem com crianças embora alguns possam ser bastante violentos. É possível socializá-los de modo a tolerar gatos e outros animais de estimação, mas não é aconselhável esperar que um Dogo Argentino partilhe a casa com eles. Não se esqueça que é um cão de caça que vê o gato ou a ovelha como presa.

Não são uma escolha ideal como cães de guarda por causa dos seus instintos de caça, embora assustem qualquer malfeitor.

Exercício físico

Para que este cão esteja satisfeito tem de o levar a dar longos passeios. Um passeio à volta do quarteirão três vezes por dia não é suficiente.

Num pátio suficientemente grande e vedado encarregar-se-á ele próprio de queimar as energias. Devido aos seus fortes instintos de caça e ao comportamento dominador em relação a outros cães, deve andar de trela fortemente controlado.

Vídeo com factos interessantes sobre o Cão Dogo Argentino

Fotografia por Andigirl e Evan Long

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *