Cães

Fox Terrier – um cão chamado Milu

O Fox Terrier é provavelmente conhecido por todo o mundo, não fosse a raça do Milu – o cão do Tintim. Inteligente e astuto, o Fox Terrier é um cão cheio de vida e coragem. A raça indicada para um dono exigente, ativo e apaixonado pelo aggility.

Curiosidades da raça Fox Terrier

País de Origem: Inglaterra

Aptidões especiais: Animal de companhia. Antigamente era destruidor de animais daninhos e cão de caça à raposa e ao texugo.

Tamanho: O Fox Terrier pesa entre 7 a 8 kg. A altura na espádua (ombro) pode não exceder os 39 cm para os machos. As fêmeas podem ser ligeiramente menores.

Pelo: Existem dois tipos de Fox Terrier: o de pelo liso e o de pelo de arame.

O de pelo liso tem uma densa pelagem de pelo curto lustroso que não deve ser escasso em nenhuma parte do corpo. O de pelo de arame tem uma pelagem espessa e dura que não deve ser nem encaracolada nem macia. O de pelo de arame deve ter “enfeites” em torno do focinho e dos olhos e pelos compridos nos pés. A cor principal para os dois tipos é o branco com manchas castanhas e/ou pretas consideradas desejáveis.

Cuidados exigidos: O pelo do Fox Terrier com pelo de arame deve ser puxado com as mãos várias vezes por ano. Além disso, o cão deve ser escovado e penteado várias vezes por semana. Já o de pelo liso pode ser tratado com um escovagem semanal. Utilize uma escova de borracha durante a muda para remover os pelos mortos e soltos.

O Fox Terrier é um cão cheio de energia

Caráter e atitude

Os Fox Terrier são cães muito inteligentes e astutos. Ousados, cheios de vida, alegres e vigilantes. São cães corajosos e muito determinados.

Treino

Ao nível do treino aprendem bastante depressa. Podem ser bastante teimosos, mas isso é normal para todos os Terriers. É importante que o treino seja com firmeza.

Atitudes sociais

Esta raça dá-se geralmente bem com crianças. Com outros cães podem ter uma atitude de domínio. O cão deve ser ensinado enquanto é ainda cachorro para se dar com gatos e outros animais de companhia.

Os Fox Terriers estão sempre alerta e atacam se houver perigo, mas não são hostis para com os estranhos.

Exercício físico

São cães com muita energia e gostam de estar constantemente em ação.

O Fox Terrier gosta de atividades como provas de agility e jogos de catch. Se o dono gostar de desportos, então o Fox Terrier é uma raça indicada.

Vídeo com factos interessantes sobre o Fox Terrier

Fotografia por AHLN e Liliana.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *