Cães

Husky Siberiano – o puxador de trenós

Husky Siberiano

O Husky Siberiano, como já nos diz o nome, é uma raça de cães comuns na Sibéria há milhares de anos. Apesar do seu aspeto de lobo estes cães são sociáveis, dóceis e adoram estar na companhia de outros animais ou seres humanos.

Curiosidades da raça Husky Siberiano

País de Origem: Sibéria (Rússia)

Aptidões especiais: Cão de trenó.

Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 53 a 60 cm para os machos e 51 a 56 cm para as fêmeas.

Pelo: O Husky tem duas camadas de pelos de tamanho médio. São aceitáveis todas as cores e combinações. E até olhos parcialmente azuis são aceitáveis.

Cuidados exigidos: Para esta raça o mais adequado é pentear e escovar de vez em quando, especialmente quando o cão está na muda de pelo. O pelo é geralmente mais bonito quando o Husky é mantido em canis exteriores, pois isso faz com que o pelo cresça mais.

Husky Siberiano

Caráter e atitude

Esta raça é independente com uma mente própria, é muito inteligente, cheio de energia, alegre, adora vaguear e gosta muito do seu tratador e família.

Como estes cães gostam de fazer amigos, não são bons cães de guarda.

Treino

A maior parte dos Huskies não tem os requisitos de animal de companhia, contudo talvez se adapte a uma família desportiva. Lembre-se de que o Husky é um cão de trenó no coração e na alma.

Para ensinar qualquer coisa a um Husky é necessário uma aproximação cuidadosa e muita consistência. O tratador deve também ter uma paciência considerável e compreensão do carácter dos cães do Ártico.

O Husky só obedece a um comando onde veja um objetivo. Se pensa adquirir um Husky é melhor informar-se com um especialista sobre cães do Ártico e/ou a associação da raça antes de o fazer.

Atitudes sociais

Os Huskies Siberianos dão-se, geralmente, com cães da mesma raça, mas o contacto com outros animais domésticos requer uma atenção e treino cuidadoso. Gatos e outros animais pequenos não são companheiros adequados a este cão.

Felizmente as crianças não são problema. Esta raça não gosta de estar sozinha, por isso é aconselhável ter mais do que um Husky.

Exercício físico

Este cão precisa de fazer muito exercício e isso não se discute. Se quer envolver-se em corridas de trenó então este é o melhor cão para isso. Esta raça é mundialmente famosa pela sua velocidade.

Se não pode ou não quer que o seu Husky puxe um trenó pelo menos duas vezes por semana, então deve arranjar um exercício alternativo. Como correr ao lado da bicicleta pelo menos uma hora por dia.

Huskies que ficam sozinhos, fechados e que fazem pouco exercício, uivam e tornam-se destrutivos. Isto não é culpa do cão, mas de um dono que escolheu o tipo de cão errado.

Leve o Husky a passear com trela. Coloque uma cerca no quintal, se não ele foge.

Vídeo com factos interessantes sobre o Cão Husky Siberiano

Fotografia por Visualhunt e Andrew Pescod

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *