Cães

Schnauzer Miniatura – um enérgico alemão

O Schnauzer Miniatura é uma variedade do Schnauzer original. Uma raça inteligente e cheia de energia. Impulsivo q.b. E amigo das famílias e das crianças. Por curiosidade, o termo “Schnauzer” em alemão significa “focinho”.

Curiosidades da raça Schnauzer Miniatura

País de Origem: Alemanha

Aptidões especiais: Destruidor de animais daninhos, cão de guarda e animal de companhia.

Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 33-36 cm.

Pelo: O pelo é duro e de cor sal e pimenta (com cara preta), ou preto (com marcas pretas e prateadas na cabeça, pernas e barriga). Também existem, mais raramente, exemplares brancos.

Cuidados exigidos: Como o pelo é duro precisa de ser puxado à mão ou com uma máquina de tosquiar embotada pelo menos duas vezes por ano. O pelo não deve ser cortado em circunstância alguma, pois isso estragá-lo-ia durante anos.

O pelo excessivo entre as almofadas dos pés deve ser cortado e os adornos devem ser penteados regularmente para evitar nós. Por adornos queremos dizer a barba, o bigode e as longas sobrancelhas. Quando necessário retire o pelo excessivo que cresce no interior das orelhas.

Alterne os exercícios com brincadeiras e não os repita com muita frequência.

Caráter e atitude

Este cão cheio de vida, atento, inteligente pode ser obstinado e teimoso. Mas é vigilante, incansável, leal para a família e não se deixa corromper por subornos.

Treino

O Schnauzer Miniatura, apesar do seu tamanho, precisa de um dono confiante e precisa também de ser tratado com justiça e firmeza.

Os Schnauzers são alunos rápidos e brilhantes, mas têm com frequência ideias próprias sobre as suas ordens. Alterne os exercícios com brincadeiras e não os repita com muita frequência.

Atitudes sociais

De um modo geral, o Schnauzer Miniatura dá-se bem com outros animais e com crianças.

Não são muito de fiar com estranhos e anunciam os visitantes ladrando muito alto.

Exercício físico

O Schnauzer Miniatura tem muita energia. Passeios pelo campo e correrias no pátio agradam-lhes bastante. Leve-o à rua o máximo possível.

Vídeo com factos interessantes sobre o Cão Schnauzer Miniatura

Fotografia por Royal Canin e Pixabay

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *