Cães

Serra de Aires – um cão alentejano

Serra d'Aires

O Cão da Serra de Aires é uma das raças mais famosas de origem portuguesa. Proveniente do Alentejo é um cão de tamanho médio, apto para a condução de rebanhos e guarda de outros tipos de animais.

Curiosidades da raça Cão da Serra de Aires

País de Origem: Portugal (Monforte)

Aptidões especiais: Cão de pastoreio e condução de gado, cão de guarda e animal de companhia.

Tamanho: A altura na espádua (ombro) é de 45-55 cm para os machos e 45-52 cm para as fêmeas.

Pelo: O pelo é longo e liso ou ligeiramente ondulado; não tem camada interior. A cor mais vulgar é o preto, mas também já aparece cinzento, amarelo e castanho, de preferência com manchas castanho-claras. Alguns pelos brancos são admissíveis, mas manchas de pêlos não, exceto uma mancha branca no peito.

Cuidados exigidos: Procure regularmente nós de pelos, mas não escove demasiado o pelo, pois isso afecta a sua textura. Tosquie os pelos em excesso entre as almofadas dos pés. Dizem que esta raça deve ser lavada o menos possível.

O pelo do Cão da Serra de Aires é habitualmente de cor preto

Caráter e atitude

O Serra de Aires é um cão bem-disposto, animado e inteligente. Gosta de trabalhar, é muito leal e ligado aos donos. É sóbrio, vigilante, aprende facilmente, mas é teimoso e dominador.

Treino

O cão da Serra de Aires exige um treino extremamente firme e equilibrado. Aprende depressa e com facilidade, mas pode ser teimoso e dominador. Requer um dono confiante e assertivo.

Atitudes sociais

Esta raça dá-se bem com outros cães e vivem perfeitamente bem com outros animais de companhia, desde que tenham sido corretamente socializados. São normalmente pacientes com as crianças, mas os cães em especial costumam ser possessivos com o seu território.

Esta raça tem tendências a ser reservada com estranhos e dá um óptimo cão de guarda.

Exercício físico

O Cão da Serra de Aires tem muita energia. Necessita de bastante espaço, exercício considerável, adequando-se melhor à vida de trabalho.

Se fizer exercício suficiente, será calmo em casa. Esta raça obtém óptimos resultados em agility.

Vídeo com factos interessantes sobre o Cão da Serra de Aires

Fotografia por Royal Canin.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *