Cães

Sugestões para o banho do seu cão

O banho e a escovagem são duas tarefas que defendemos junto dos nossos clientes

Recomendamos um banho de 30 em 30 dias no inverno e de 15 em 15 dias no verão. Banho em excesso pode ser prejudicial para o seu cão. Por isso, escove-o sempre que possível, no mínimo duas ou três vezes por semana.

Antes do banho

Antes de iniciar o banho do seu cão deve escová-lo. Uma boa escovagem remove os pelos soltos e melhora significativamente o efeito do champô na limpeza da pele. Se o cão tiver um pelo muito embaraçado recomendamos que utilize um spray desembaraçante e só depois aplique a escova.

Tenha cuidado na escovagem

Puxar o pelo embaraçado ou embrulhado magoa o seu animal e retira-lhe a confiança que ele lhe dá na hora do cuidado da sua higiene. Faça da escovagem um momento descontraído e escove maioritariamente no sentido do pelo.

O banho

Comece por escolher o champô adequado para o seu cão. Nunca utilize o seu champô no seu animal pois pode ser prejudicial para a sua saúde. Existem produtos para os vários tipos de pelagem ou pele.

Se tem um cão de pequeno porte pode dar-lhe banho numa pia própria ou na banheira. Proteja o sistema auditivo aplicando uma bola de algodão nas orelhas para assim evitar que a água entre pelos canais auditivos.

Evite banhar o seu cão com água fria sobretudo no inverno e no verão aproveite e utilize a água quente da mangueira do seu jardim.

Comece o banho por molhar completamente o animal e aplique uma dose apropriada de champô massajando do pescoço à cauda sem esquecer as zonas mais escondidas como as virilhas, axilas, etc. Na zona do focinho utilize um pano húmido evitando que a água e a espuma siga para os olhos.

Depois de enxaguar verifique o resultado e se necessário repita o passo anterior. Para melhores resultados aplique um condicionador para uma pelagem mais sedosa e brilhante.

Seque o pelo

Muito provavelmente o seu cão vai abanar-se todo para retirar o excesso de água proveniente do banho. Recomendamos que use uma toalha com capacidade absorvente para secar o pelo da cabeça até à cauda.

Em animais de pelo longo é importante pentear o cão enquanto o seca, para assim evitar que o pelo embrulhe.

Se desejar utilizar um secador de cabelo seja cuidadoso com a escolha da temperatura (morno) e da velocidade (lenta).

No final aplique-lhe uma colónia e mime-o com um snack.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *