Cães

Shih Tzu – tudo sobre a raça

Shih Tzu

Com origem em Tibete, o Shih Tzu tem um aspeto corporal mais robusto e levemente comprido. Tanto a cabeça como a cauda são empinadas e dão um ar de confiança ao bichinho. Ele possui pelos mais longos no topo e densos na parte de baixo. Também tem olhos grandes e arredondados, que encantam qualquer tutor. 

Curiosidades do cão Shih Tzu 

País de Origem: Tibete

Aptidões especiais: Animal de estimação. 

Tamanho: A altura na espádua de cerca de 25 cm e o peso é de 5-6 kg. 

Pelo: O pelo comprido é aceite em qualquer cor, incluindo o bege, preto e vermelho, muitas vezes branco. 

Cuidados exigidos: O Shih Tzu exige muitos cuidados. Pentear o pelo cuidadosamente todos os dias para evitar emaranhados. Um laço ou algo semelhante é essencial para manter o pelo afastado dos olhos do cão. Estes têm olhos muito sensíveis, e por isso devem estar sempre limpos. 

Devem usar-se gotas para os olhos próprias para este fim. Limpar regulamente o interior das orelhas. Se não se tem tempo para manter o pelo em boas condições, torna-se necessário levar o cão a um profissional de dois em dois meses para ser tosquiado. 

Shih Tzu

Carácter e atitude

São cães inteligentes, simpáticos, afetuosos, alegres, sociáveis e também independentes. Não são o tipo de cão amistoso para toda a gente. O Shih Tzu raramente ladra. 

Treino

Se a abordagem for de grande paciência e sempre consciente, é possível atingir um nível razoável de treino. 

Atitudes sociais

Os cães desta raça dão-se normalmente bem com outros animais de estimação e com crianças. Comportam-se sempre com dignidade. 

Exercício físico

O Shih Tzu fica contente com passeios curtos.  

Vídeo com factos interessantes sobre o Shih Tzu

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *