Cães, Produtos

Tapetes absorventes: saiba como treinar o seu cão

Há dias uma cliente nossa recebeu um Bulldog Francês em casa e chegou à nossa loja física cheia de dúvidas! E a principal estava relacionada com as necessidades fisiológicas do cachorro: a que horas? quando? e onde?

A nossa primeira sugestão acabou por cair nos tapetes absorventes, tapetes de treino ou tapetes higiénicos (o mesmo produto com um nome que é muito abrangente).

Os tapetes absorventes, são normalmente acolchoados com várias camadas para proporcionar uma absorção máxima sem risco de derrames de urina ou outros dejetos. São igualmente atrativos para fazer o cão deslocar-se até lá e neutralizam os odores de forma eficiente. Estes tapetes parecidos com uma almofada pouco espessa têm um formato quadrado ou retangular.

Como utilizar os tapetes absorventes?

Desdobre o tapete e coloque-o com o lado de plástico voltado para baixo num espaço designado para esse efeito. De preferência afastado da área de descanso do cão e do local onde ele come e bebe (onde está o comedouro e bebedouro).

Tapete absorvente no chão

Se não desejar colocar o tapete em contacto direto com o chão, pode utiliza-lo com uma base própria para o efeito. Tenha é cuidado com a dimensão do tapete para ficar certo na base de suporte (há várias medidas).

Treinar o cachorro nos tapetes absorventes

Coloque-o sempre que possível em cima do tapete para se aperceber do seu cheiro e textura. Vai sentir de forma natural que é um bom local para efetuar as suas necessidades fisiológicas. Para se habituar ao tapete é um passo. Mas, seja paciente!

Quando o cão fizer as necessidades fisiológicas no tapete recompense-o com um pequeno snack e com elogios (eles ouvem-nos).

Bulldog Francês na aprendizagem no tapete absorvente

Se não fizer as necessidades no tapete absorvente não desespere. Seja pacífico! Pegue no cachorro e coloque-o no tapete absorvente e reforce-o a efetuar ali as suas necessidades fisiológicas.

O segredo do treino está na movimentação do tapete de forma sistemática dia após dia. Mova-o apenas alguns centímetros até atingir a zona de saída (exemplo: a porta da cozinha).

Mais tarde, coloque o tapete no exterior num local específico (substitua-o também sempre no mesmo local). O cão irá habituar-se a fazer as necessidades no exterior e não em casa. Quando sentir que de forma natural o cão procura o exterior para fazer as necessidades, faça um teste e deixe de usar os tapetes higiénicos.

Há melhores resultados em locais confinados a uma área de dimensões mais reduzidas como a casa de banho ou a cozinha.

Sempre que necessário substitua o tapete absorvente sujo por um novo no mesmo local.

Se denota dificuldade em fazer o cão procurar o tapete higiénico adquira um atrativo e utilize-o na área do tapete. Duas ou três gotas são suficientes.

Os tapetes absorventes são também muito úteis para utilização em transportadoras e no automóvel.

Não sabe que produtos adquirir?

Na nossa loja on-line encontra vários tapetes absorventes de diversos tamanhos e marcas. Também tem ao seu dispor bases para colocar os respetivos tapetes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *